Fatos para Carnaval, Todos se Divertem


Carnaval chegando, é hora de escolher seu fato de carnaval, pois embora seja um ato descompromissado, seu fato pode dizer muito sobre suas intenções e personalidade.
Com raízes europeias, o carnaval de rua teve origens na Roma Antiga, onde os escravos pediam dias mais quentes ao deus Saturno. Já os portugueses jogavam água, ovos e farinha entre si, no denominado entrudo português, festa do século XVI, onde valia até atirar “limões-de-cheiro”, uma mistura da fruta com água e urina.

O entrudo acontecia em um período anterior a quaresma, tendo, portanto, um significado ligado à liberdade. Significado esse que predomina no Carnaval, pois Carnaval é liberdade, alegria, festas e fatos de carnaval. Marcado por excessos desde seus primórdios, os foliões escapavam das punições usando fatos de carnaval.

E o que começou como uma forma de burlar as consequências dos excessos, hoje é uma das atrações do carnaval e das festas de rua, dando um ar mais alegre e divertido à festa.

EVOLUÇÃO DOS FATOS DE CARNAVAL

Até meados de 1930, os fatos de carnaval eram simples, com roupas tingidas, enfeitadas e adaptadas, pois os materiais que poderiam enriquecer os disfarces eram muito caros.

Porém muitos nobres europeus vestiam-se com trajes luxuosos, máscaras e chapéus para os tradicionais bailes, sendo que esses surgiram como uma alternativa para festejar a data sem ir as ruas.
Entretanto o carnaval evoluiu e hoje é tida como uma festa popular, sem distinção de raça, credo ou classe social, com isso os fatos de carnaval são acessíveis e dos mais variados possíveis.

Contudo alguns fatos de carnaval são tradicionais, já tendo sua marca registrada na história do carnaval, tornando-se famosos nos festejos carnavalescos.

FATOS DE CARNAVAL TRADICIONAIS NAS FESTAS CARNAVALESCAS

Pierrô, Arlequim e Colombina
Esses fatos de carnaval são tradicionais em festas de ruas e em bailes, sendo que tais personagens, tem suas origens na Itália no século XVI, no estilo teatro denominado Commedia dell'arte.

Esses três personagens faziam parte de uma trama cheia de sátira social, onde representavam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso. Onde Pierrô ama Colombina, Colombina ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina.

Assim, a história do trio amoroso foi um autêntico entretenimento popular, influenciada pelas brincadeiras de Carnaval, ironizavam a vida e os costumes dos poderosos da época.

Origem do Pierrot
Seu nome original era Pedrolino, porém foi batizado na França do século XIX, como Pierrot ganhando assim o mundo. 

Era o mais pobre dos personagens, não usava máscaras e tinha o rosto pintado de branco, suas vestes eram feitas de sacos de farinha, sem dizer que o personagem vivia sofrendo e suspirando de amor pela Colombina.

Origem do Arlequim
Arlequim era servo de Pantaleão, tentava convencer a todos da sua ingenuidade e estupidez, porém era um espertalhão preguiçoso e insolente. Entrava em cena saltitando, depois deslocava-se pelo palco com passos de dança e um grande repertório de movimentos acrobáticos.

Com roupas de losangos, adorava pregar peças nos outros personagens e depois usava sua agilidade para escapar das confusões criadas.

Origem da Colombina
Criada de uma das filhas do patrão Pantaleão, era tão bela e refinada quanto sua ama, pivô do famoso triângulo amoroso, a romântica personagem cantava e dançava graciosamente nos espetáculos para despertar o amor do malandro Arlequim.

REPRESENTANTE DOS PATRÕES

Pantaleão representavam a elite da sociedade italiana nas histórias da Commedia dell' arte, sendo o mais conhecido dos personagens patrões.

Também chamado de “O Velho” era um “mercador de Veneza”, galanteador e desajeitado, porém, tirano e avarento era alvo constante das gozações dos servos e de outros personagens da trama. Intriga amorosa e sátira social eram os pratos principais da antiga comédia italiana, e porque não nos dias atuais.

Inspire-se no estilo teatral Commedia dell' arte, e use um fato de carnaval desses famosos personagens.


Pois com essos fatos todos se divertem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Disfarces para a Noite de Passagem de Ano